terça-feira, 31 de agosto de 2010

All Star

Estranho seria se eu não me apaixonasse por você
O sal viria doce para os novos lábios
Colombo procurou as Índias mas a Terra avistou em você
O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário

Estranho é gostar tanto do seu All Star azul
Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras,
satisfeito sorri, quando chego ali e entro no elevador aperto o 12, que é o seu andar,
não vejo a hora de te encontrar
e continuar aquela conversa,
que não terminamos ontem, ficou pra hoje.

Estranho mas já me sinto como um velho amigo seu
Seu All star azul combina com o meu, preto, de cano alto
Se o homem já pisou na Lua, como eu ainda não tenho seu endereço
O tom que eu canto as minhas músicas para a tua voz parece exato

Estranho é gostar tanto do seu all star azul
Estranho é pensar que o bairro das laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem ficou pra laranjeiras...

Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem, ficou pra hoje...

Nando Reis

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


PARADIGMAS DO AMOR

Amor pra sempre, amor servil,
platônico, lacônico, à primeira vista, de
costumes, de ciúmes, virtual, telepático, vazio,
vadio, amor paixão, que engrandece a alma, que
avilta, amor tesão, amor safado, comportado,
programado, conformado, ajeitado, amor bandido,
perdido, contido, dividido, amor amigo, amor amante,
amor de perto, amor distante, amor querer, amor poder,
amor maldito, amor pecado, amor promíscuo, amor
profícuo e até amor que despreza com a mesma
intensidade que ama...

Percílio de Aquino

Publicado no Recanto das Letras em 28/03/2008

domingo, 29 de agosto de 2010


"GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS."

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças."
Fernando Pessoa

Bjs da tia Raqhel


Independência do Brasil, 7 de Setembro!


Independência do Brasil

Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.

Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.

No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".

Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.

No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.


Hino da Independência

HINO DA INDEPENDÊNCIA

Letra de: Evaristo da Veiga

Música de: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

sábado, 28 de agosto de 2010

Presente conjuga futuro

Vive, dizes, no presente,
Vive só no presente.

Mas eu não quero o presente, quero realidade;
Quero as coisas que existem, não o tempo que as mede!

O que é o presente?
É uma coisa relativa ao passado e ao futuro?
É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem?
Eu quero só a realidade, as coisas sem presente...

Não quero incluir o tempo no meu esquema.
Não quero pensar nas coisas como presentes,não quero pensar nelas
medindo tempo.

Não quero separá-las de si próprias, tratando-as apenas por agora.

Eu nem por reais as devia tratar.
Eu não as devia tratar por nada.

Pq por nada qro perde-las

Eu devia vê-las, apenas vê-las;
Vê-las até não poder pensar nelas,
Vê-las sem tempo, nem espaço,
Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.
É este o segredo. Segredo que não se pede

Que não se mede, apenas acontece.


Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Que interessante...

O significado Da Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889 e segundo recomenda o decreto de lei nº 4 tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessando por um dístico branco com as palavras “Ordem e Progresso” em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca. Ela é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possuem em nenhuma parte as cores preta ou vermelha que geralmente são associadas à guerra ou ao sangue. Mas a Bandeira do Brasil não é somente feita de beleza, ela em si possui um significado embutido em suas cores que com o passar dos anos foi se modificando, veja no ano de 1822, o verde da bandeira simbolizava a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizava a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D.Leopoldina, já o losango é um simbolo heráldico ligado ao feminino, reforçando a associação à imperatriz. E mesmo com o passar dos anos, nos dias atuais ainda não foi expedido um decreto que defina oficialmente os significados do cada cor e forma, sendo todavia difundida a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo os minérios e o azul o céu e as estrelas é uma representação aos Estados que formam a União e a faixa branca estão de acordo, respectivamente com os astros e o azimute no céu carioca da manhã de 15 de novembro de 1889. A inscrição “Ordem e Progresso”, sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base e o Progresso por Fim”.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Reflexo dos meus sentidos...

Quantas vezes eu já não toquei o vazio,
na esperança de te sentir.
Quantas vezes eu já não ergui minha mão,
com vontade de acariciar teu rosto ... ou dormir do seu lado...
Quantas vezes eu não fechei os meus olhos,
para poder visualizar seus lábios sorrindo...
Enquanto eu sentia que você
sorria... do outro lado, longe de mim.
Sinto tanto a tua falta...
Falta do teu calor...
Falta dos teus beijos...
Falta do teu olhar...
Mas a tua voz me aquece , me acaricia ,
me embala nas minhas noites vazias...
E a esperança preenche meus sonhos...
A esperança de que não tarde o próximo dia em que vamos nos encontrar.
E de que não tarde, o dia em que não vamos mais nos separar...

P.S Eu te amo muito!

Ana no Olimpo, a noite!


‘’O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto, evito tanto
E que no entanto volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que, num álbum de retratos, eu teimo em colecionar...’’

(Ana Carolina,Retrato em branco e preto)

domingo, 22 de agosto de 2010

Atrás da porta / Elis Regina



Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. De morte trágica e prematura, deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira. Sua discografia inclui mais de 35 títulos, com grandes destaques como o LP ELIS,1974 considerado por muitos sua melhor obra. Seu bom gosto pela música rende-a a "descoberta" de grandes nomes como Milton Nascimento e Gilberto Gil. Foi apelidada por Vinícius de Moraes de Pimentinha devido ao seu sorriso largo e extroversão joviais.

Dentre os inúmeros sucessos consagrados, estão: Arrastão, Canção do sal, Redescobrir, Aprendendo a jogar, Casa no campo, Fascinação, Maria Maria, Romaria, Cartomante, Corcovado, Upa, neguinho!, O Bêbado e a Equilibrista, Aquarela do Brasil, Águas de março, Retrato em preto e branco, Alô, Alô Marciano, Dinorah Dinorah, Canção da América, Travessia, Saudosa maloca, Me Deixas Louca, Aviso aos Navegantes, Folhas Secas, O mestre-sala dos mares, Bala com Bala,Atrás da porta, Tiro ao Álvaro, Iracema, Aquele Abraço, Como Nossos Pais, Doente Morena, Ensaio Geral, Fechado para Balanço, Ladeira da Preguiça, Louvação, No Dia em que Eu Vim Embora, Meio de Campo, O Compositor Me Disse, Gracias a la vida, Oriente, Rebento, Roda, Se Eu Quiser Falar com Deus, Viramundo, dentre muitos outros.

Sempre muito emotiva ao cantar Elis nos mostrou que a música, vem da alma direto ao coração.

Fonte Wikipédia

sábado, 21 de agosto de 2010


Sonho em um dia ser uma integrante de vocês..

Admiração, respeito e paixão, tenho por ti ‘’Doutores da Alegria’’

Alegria em superdosagem!

Os Doutores

Doutores da Alegria - O engraçado é que é sério.

Uso infantil

Composição
Humor.....................................................................................................................................100%
Formação artística profissional e contínua...............................................................................100%
Sistematização e disponibilização de conhecimento - Centro de Estudos.......................100%
Administração e captação de recursos eficientes..................................................................100%


Informações históricas
Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.

Informações técnicas
Nossa missão é ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana.

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

Indicações
Traumas ligados à hospitalização infantil: perda de controle sobre o corpo e a vida; atitudes negativas em relação às doenças e à recuperação.

Contra-indicações
Não há.

Posologia
A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Essas turmas estão INCLUÍDAS!

e

Turmas da Escola Municipal Jorge Ayres de Lima em atividades da semana Inclusiva!



411 Jéssica,Ester e Kenia

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.



Mural da Sala de Leitura

O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.

Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.

E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

Fonte Brasil Escola



Após muita luta, empreendida pelos movimentos sociais ligados ao portador de deficiência, surge em 1975 a "Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes" resolução elaborada pela Organização das Nações Unidas, aprovada pela sua Assembléia Geral e mundialmente enfatizada em 81 – o Ano Internacional da Pessoa Deficiente (AIPD), que teve como tema "Participação e Plena Igualdade".

O texto legal estatuiu que na sua aplicação e interpretação seriam considerados os valores básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa humana, do bem-estar, além de outros, indicados na Constituição ou justificados pelos princípios gerais de direitoMichael com o DVD Meu nome é Rádio

Visou a legislação em pauta garantir às pessoas portadoras de deficiência as ações governamentais necessárias ao pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo, à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico, afastadas as discriminações e os preconceitos de qualquer espécie. Ademais, alçou a matéria à obrigação a cargo do Poder Público e da sociedade, criando um direito público subjetivo.

Luciene da 411, e o livro Felpo Filva, linda história!



Atividades da semana inclusiva!



O que é inclusão social?

É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.

Fonte Wikipédia


Felpo Filva historia de um coelhinho com a orelha diferente!



Michael 413

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eu e a Li, no projeto de Inclusão Social

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Amar é...Querer apenas vc!






O casalzinho mais apaixonado do mundo.

Eles são inesquecíveis!
Criados por Kim Casali, até hoje possuem inúmeros fãs e suas mensagens e cartuns realmente marcam um coração que se dispõe a amar....


Amar é...

Olhar pra dentro de si mesmo e dizer eu qro!

É viver intensamente e sonhar, e se perder ao meio de tantos sonhos...

É estar presente até na ausência e vencer o silêncio

É viver a vida em versos da mais emocionante experiência humana

Amar é ter o sol e querer apenas uma estrela

É ter o mar e querer apenas uma gota,

É ter o mundo e querer apenas vc!



’Há um aroma de flor na tua voz, que exala todo carinho do teu ser. Tua voz me dá força e me acalenta. Há flores no teu olhar que me fazem respirar livremente. Flores que crescem todo dia, que nos enfeitam a vida. Tua companhia, minhas mãos nas tuas. Tua terna alegria.’’


terça-feira, 10 de agosto de 2010

De 6 a 20 de Agosto Semana da Inclusão


Meu nome é Radio

No filme, Meu nome é Rádio, o autor denuncia antes de tudo a exclusão social que faz com que as pessoas que apresentam necessidades especiais fiquem à margem da sociedade e sejam vistas como alguém que tem uma doença contagiosa, ou que cometeu um crime hediondo ou ainda que não tem a menor importância e capacidade. Denuncia essa que usa como refúgio a base de uma história real, através da personagem RADIO que a princípio é totalmente rejeitado, apesar de aparentemente feliz. Logo a seguir faz-nos refletir sobre a necessidade do ser humano de viver em sociedade, de ter amizades e oportunidade de se desenvolver na convivência com seus semelhantes apesar das diferenças, dificuldades e deficiências que todos temos.Mostra-nos também que através da compreensão, da ajuda, da amizade incondicional e da aceitação as pessoas podem se tornar melhores e serão plenamente capazes de se desenvolverem.

Ficha Técnica

Meu Nome é Rádio
(Radio)

País/Ano de produção: EUA, 2003
Duração/Gênero: 109 min. Drama
Direção de Michael Tollin
Roteiro de Mike Rich, baseado em artigo de Gary Smith
Elenco: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Debra Winger, Alfre Woodward,
S. Epatha Merkerson, Brent Sexton, Chris Mulkey, Sarah Drew, Riley Smith.

Incluir:

do Latim includere
verbo transitivo direto
compreender, abranger;
conter em si, envolver, implicar;
inserir, intercalar, introduzir, fazer parte, figurar entre outros;
pertencer juntamente com outros

Integração: pessoas com deficiência se adaptam às necessidades dos modelos que já existem na sociedade, que faz apenas ajustes

Inclusão: defende o direito de TODAS as pessoas, com e sem deficiência
Integração: Defende o direito de pessoas com deficiência

Inclusão: traz para dentro dos sistemas os grupos de "excluídos" e, paralelamente, transforma esses sistemas para que se tornem de qualidade para TODOS
Integração: Insere nos sistemas os grupos de "excluídos que provarem estar aptos" (sob este aspecto, as cotas podem ser questionadas como promotoras da inclusão)

Inclusão: o adjetivo inclusivo é usado quando se busca qualidade para TODAS as pessoas com e sem deficiência (escola inclusiva, trabalho inclusivo, lazer inclusivo etc)
Integração: O adjetivo integrador é usado quando se busca qualidade nas estruturas que atendem apenas as pessoas com deficiência consideradas aptas (escola integradora, empresa integradora etc)

Inclusão: valoriza a individualidade de pessoas com deficiência (pessoas com deficiência podem ou não ser bons funcionários; podem ou não ser carinhosos etc);
Integração: Como reflexo de um pensamento integrador podemos citar a tendência a tratar pessoas com deficiência como um bloco homogêneo (exemplos: surdos se concentram melhor; cegos são excelentes massagistas)

Inclusão: Não quer disfarçar as limitações, porque elas são reais
Integração: Tende a disfarçar as limitações para aumentar a possibilidade de inserção

Inclusão: Não se caracteriza apenas pela presença de pessoas com e sem deficiência em um mesmo ambiente
Integração: A presença de pessoas com e sem deficiência no mesmo ambiente tende a ser suficiente para o uso do adjetivo integrador

A escola e a inclusão

Os objetivos tradicionais na educação de pessoas com necessidades educativas específicas, ainda se orientam por conseguir alcançar comportamentos sociais controlados, quando deveriam ter como objetivo que essas pessoas adquirissem cultura suficiente para que pudessem conduzir sua própria vida. Ainda vivemos em um modelo assistencial e dependente quando a meta da inclusão é o modelo competencial e autônomo.

O pensamento pedagógico dos profissionais, é que "as crianças com necessidades educativas específicas são os únicos responsáveis (culpados) por seus problemas de aprendizagem (às vezes esse sentimento se estende aos pais), mas raras vezes questionam o sistema escolar e a sociedade... o fracasso na aprendizagem deve-se às próprias crianças com deficiência e não ao sistema, pensa-se que são eles e não a escola quem tem que mudar."*

É um modelo baseado no déficit, que destaca mais o que a criança não sabe fazer do que aquilo que ela pode realmente fazer. Assim, esse modelo se centra na necessidade do especialista, e se busca um modo terapêutico de intervir, como se a resolução dos problemas da diversidade estivesse sujeita à formação de especialistas que se fazem profissionais da deficiência.

Essa postura é um problema ideológico, por que o que se esconde atrás dessa atitude é a não-aceitação da diversidade como valor humano e a perpetuação das diferenças entre os alunos, ressaltando que essas diferenças são insuperáveis.

A escola inclusiva é aquela onde o modelo educativo subverte essa lógica e pretende, em primeiro lugar, estabelecer ligações cognitivas entre os alunos e o currículo, para que adquiram e desenvolvam estratégias que lhes permitam resolver problemas da vida cotidiana e que lhes preparem para aproveitar as oportunidades que a vida lhes ofereça. Às vezes, essas oportunidades lhes serão dadas mas, na maioria das vezes, terão que ser construídas e, nessa construção, as pessoas com deficiência têm que participar ativamente.

Esta incompreensão da cultura da diversidade implica em que os profissionais pensem que os processos de integração estavam destinados a melhorar a "educação especial" e não a educação em geral. Encontramo-nos em um momento de crise, por que os velhos parâmetros estão agonizando e os novos ainda não terminaram de emergir. Penso que a cultura da diversidade está colocando contra a parede o fim de uma época (o ocaso da modernidade?) educativa.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade, uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de aprender a "ensinar a aprender". A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à diversidade como valor.


*Melero, Miguel Lopez - Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Universidade de Málaga. Espanha/2006

sábado, 7 de agosto de 2010