sábado, 28 de agosto de 2010

Presente conjuga futuro

Vive, dizes, no presente,
Vive só no presente.

Mas eu não quero o presente, quero realidade;
Quero as coisas que existem, não o tempo que as mede!

O que é o presente?
É uma coisa relativa ao passado e ao futuro?
É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem?
Eu quero só a realidade, as coisas sem presente...

Não quero incluir o tempo no meu esquema.
Não quero pensar nas coisas como presentes,não quero pensar nelas
medindo tempo.

Não quero separá-las de si próprias, tratando-as apenas por agora.

Eu nem por reais as devia tratar.
Eu não as devia tratar por nada.

Pq por nada qro perde-las

Eu devia vê-las, apenas vê-las;
Vê-las até não poder pensar nelas,
Vê-las sem tempo, nem espaço,
Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.
É este o segredo. Segredo que não se pede

Que não se mede, apenas acontece.


Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa